segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

CIÊNCIA E FÉ: QUAL A VERDADE?


Ao longo dos séculos, as palavras contidas na bíblia foram deturpadas e mal interpretadas, isso culminou em guerras e mortes por governos totalitaristas, regido por pessoas que afirmavam carregar a “verdade”, pessoas que moldavam a bíblia a sua própria vontade egocêntrica.

Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” 2 Pedro 1:20

Conforme Henry Frankfurter, em sua obra Before Philosophy: O cristianismo percebe o mundo como sendo o mundo de Deus “Não há um metro quadrado deste mundo do qual Cristo não possa dizer: é meu“. A fé cristã liberou assim o homem do temor da natureza, pois a relação do homem com a natureza era de adoração e veneração, e não de análise e de entendimento.

No princípio criou Deus os céus e a terra” Gênesis 1

O sol, a lua, as estrelas, as montanhas, os rios, o mar e os animais não eram deuses e nem tinha poderes místicos que neles habitavam. A natureza foi dessacralizada, e conforme diz Max Weber, foi desvestida de seu poder. Assim, o homem pode iniciar realmente o conhecimento e o domínio da natureza.[1] A partir dai o cristianismo criou uma base para o pensamento critico, o método científico por exemplo tem sua origem atribuída á René Descartes, mas tem suas raízes um pouco mais profundas, com Francis Bacon, ambos cristãos. Este método porém, não é absoluto (um único caminho a se seguir para interpretar a realidade). William Lane Craig (filósofo cristão) diz o que o método cientifico não pode provar:
a) Verdades lógicas e matemáticas não podem ser provadas pela ciência. A ciência pressupõe a lógica e a matemática, então tentar prová-las pela ciência seria argumentar em círculos.
b) Verdades metafísicas. Por exemplo: que há outras mentes além da minha, ou que o mundo externo é real, ou que o passado não foi criado há cinco minutos atrás aparentando ser velho, são crenças que não podem ser provadas cientificamente.
c) Crenças étnicas sobre declarações de valor. Elas não são acessíveis pelo método científico. Você não pode provar, pela ciência, que os nazistas nos campos de concentração fizeram algo mau, em contraste com os cientistas das democracias ocidentais.
d) Julgamentos estéticos. Eles não podem ser avaliados pelo método científico, pois o belo, assim como o bom, não pode ser provado cientificamente.
e) A própria ciência. Este é o caso mais notável, pois a ciência não pode ser justificada pelo método científico. A ciência é permeada por suposições que não podem ser provadas. Por exemplo: na teoria especial da relatividade, a teoria toda depende da suposição de que a velocidade da luz é constante entre quaisquer pontos A e B, mas isso estritamente não pode ser provado. Nós apenas temos que supor isso para manter a teoria. Então, nenhuma destas crenças pode ser provada cientificamente, mas são aceitas por todos nós, e somos racionais em fazê-lo. [2]

Isso implica que, utilizar a Ciência para tentar refutar Deus é cientificismo. Mas como mostrado, a Ciência não pode provar a realidade por completo! Por exemplo, William Lane Craig mostra em “b“, que verdades metafísicas estão fora do âmbito científico, não podemos pela ciência, provar a existência ou inexistência de Deus, porque isso se reside a um debate puramente filosófico. (leitura recomendada)

  1. A Ciência trabalha e estuda sobre fenômenos naturais.
  2. Deus não é um fenômeno natural.
  3. Portanto a Ciência não pode provar a existência de Deus

Mas o fato de, a ciência não poder provar diretamente a existência de Deus, não significa dizer que cristãos não possam trabalhar no campo científico, é até aconselhável.

A ciência pode purificar a religião, livrando-a do erro e da superstição;
a religião pode purificar a ciência, livrando-a da idolatria e dos falsos absolutos.
Cada uma pode introduzir a outra num mundo mais amplo, 
em que ambas consigam florescer”. João Paulo II

Dentre as principais mentes cristãs que contribuirão para a ciência foram Isaac Newton na Física, Gregor Mendel em Genética, padre Georges Lemaître em Astronomia… Não só eles, resumidamente, entre 1901 e 2000, 423 (65.4%) dos ganhadores do prêmio Nobel, identificaram o cristianismo como sua preferência religiosa. Ao todo, cristãos ganharam um total de 78% dos Prêmios Nobel da Paz, 72% em Química, 65% em Física, 62% em Medicina, 4% em Economia e 50% de Literatura.[3] Todos eles não viam a ciência como um impedimento ao exercício de sua fé.

O que estou querendo dizer é que, a bíblia admite varias interpretações, mas qual a verdadeira? se Deus criou a vida, o universo e tudo mais, logo a verdade, divindade e soberania de Deus estará contida no próprio universo criado por Ele. Nisso, ao olharmos para o universo (que é o objeto estudado pela ciência) estaremos encontrando a verdade. Não que bíblia se molde a ciência, mas nossa compreensão sim.

  1. O universo é criação de Deus
  2. Analisando e estudando o universo, é descoberto tal fenômeno
  3. Logo este fenômeno estudado e comprovado é a interpretação do “como” Deus criou

Considerem por exemplo o que Francis Collins escreve em seu livro, “A Linguagem de Deus". Ele demonstra como é capaz de aceitar a teoria da evolução e sua crença em Deus, o que ele chama no livro de BioLogos, sendo sua definição a seguinte:

BioLogos expressa a crença de que Deus é a fonte e toda vida, e a vida expressa a vontade de Deus.” (p. 209)

Essa definição é praticamente a mesma encontrada na Bíblia, um versículo muito utilizado para a defesa do Evolucionismo Teísta:

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Salmos 19:1)

Ciência e a Bíblia não são opostas, elas devem caminhar juntas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário