segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

PARA NÃO SER UM FANÁTICO


Escrevi outro texto chamado "mansidão", que de certa forma é complementar a este, então recomendo sua leitura antes.

Assisti esses dias o filme bibliográfico de Hipátia de Alexandria: “ÁGORA”. Queria que fosse um filme obrigatório para todos pois existem muitas mensagens podem ser transmitidas através dele. Irei expor a mensagem para cristãos.
Na época em que se passa o filme, o cristianismo passou de religião intolerada para intolerante, após sua institucionalização pelo Império Romano governado por Constantino. Uma primeira conduta a não ser seguida por quem se considera cristão, baseado nesse filme, é a imposição da fé que consequentemente gera a intolerância. Ainda não encontrei algo na Bíblia dizendo para "cristianizarmos o mundo", se tentarmos isso, logo praticaríamos a intolerância contra pessoas de outras denominações, com outras religiões ou com quem não tem religião alguma. O amor ao próximo não seria praticado, como é auto-evidenciado na religião islâmica.

Quase no final do filme há o seguinte diálogo[1]:
-Você não pensa que... talvez, estejamos errados?
-Como assim?
-Eu fui perdoado uma vez, mas agora não posso perdoar.
-Porque iria perdoa-los?
-Jesus perdoou.
-Jesus era Deus! Você quer se comparar a Deus?

Algo explicito aqui é a tentativa de reinterpretar a Bíblia, para satisfazer vontades próprias, muito comum na inquisição.

"Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal." 2 Pedro 1:20

Certo dia comentei uma postagem e o autor dela começou a debater comigo, lembro que comentei: “Isso, atire a primeira pedra”. Ele me advertiu que era teólogo, comentador e tradutor de Bíblia [cometendo a falácia do apelo a autoridade], e disse que esta passagem em João 8:7 dizia na verdade: “Atire a primeira pedra quem não tem O MESMO pecado”. Senti uma repulsa, confesso que na hora não soube rebater, mas acho que sua teologia foi ensinada neste filme.

A causa da morte de Hipátia se deve por um “ato puramente anti-intelectual por parte de pessoas ignorantes, raivosas contra a sua ciência e contra a sua erudição”. Alguns evangélicos deve ter uma certa insegurança na ciência, por acharem que ela quer ser um deus ou tomar a posição de Deus. Minha opinião, é de que se deve ao sistema religioso. Se você não tiver total controle de sua mente, alguém ira domina-la, pois o sistema religioso é local propício para limitação intelectual: A igreja é para onde os feridos vão pedir socorro, um líder religioso mal intencionado, facilmente ganhará a confiança de suas ovelhas, pelo sentimentalismo. Ou ate o contrario, este líder até pode ter as mais boas intenções possíveis, mas se, mal informado, logo disseminará informações incorretas -Uma frase que sempre diziam na igreja que participava: “De boas intenções, o inferno esta cheio”.
Portanto, não se limite a materiais de sua própria denominação, leia livros diversos, seja aberto ao conhecimento e ofereça a Deus um culto racional.

========================================
[1] não lembro exatamente a frase, por isso recomendo que assistam ao filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário