terça-feira, 24 de outubro de 2017

MILAGRES...

Existem situações descritas na bíblia surreais, impossíveis de serem feitas, mas foram: por um ato milagroso.

O que é um milagre?


Por uma definição pessoal: milagre é um conjunto de fatalidades a formar um fenômeno natural que, por desconhecimento, nos é improvável.

O que causa este conjunto de fatalidades logicamente é Deus em exercício de sua onipotência. Porém, não enxergo milagres como algo que contraria as leis da natureza e a ciência não consegue explicá-lo, por que a onipotência de Deus é qualitativa, não quantitativa. Sendo assim, Deus somente realiza feitos que tenham uma base lógica-racional, já que, "a lógica é uma expressão de uma unidade do real".¹ Admitir que a onipotência de Deus seja quantitativa implica que Deus pode fazer literalmente tudo, como por exemplo: ir contra sua própria natureza, contra seu ser necessariamente bom, pecar.

Por tanto, situações essas descritas na bíblia como sendo atos milagrosos não são desprovidas de lógica, por que você pode raciocinar, com base em seu conhecimento sistemático do mundo como se poderia resolver essas questões.

Por exemplo... o fato surpreendente de Sansão abateu mil homens:

14. E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.
15. E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.
16 Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens.
17. E aconteceu que, acabando ele de falar, lançou a queixada da sua mão; e chamou aquele lugar Ramate-Leí.²
Isto pode ser explicado racionalmente da seguinte forma: ele pode ter matado uma quantidade X de pessoas com uma lança a velocidade X. Ainda não esquecendo do fato que, para humanos isso pode ser uma limitação, mas em Deus há um algoritmo a mais para suas ações: sua onipotência. Já que, na verdade não foi Sansão por sua força quem matou, mas pela força do Espírito Santo que o possuiu.

Assim, a definição disponível na Wikipédia³ esta quase perto da, minha, definição correta de milagre: é um acontecimento dito extraordinário que, à luz dos sentidos e conhecimentos até então disponíveis, não possui explicação científica ainda conhecida.


==================================================
1. Vídeo: Deus pode criar uma pedra que seja tão pesada que Ele mesmo não possa levantá-la?

2. Juízes 15
3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre
Em acepção geralmente empregada, milagre ou miráculo é um acontecimento dito extraordinário que, à luz dos sentidos e conhecimentos até então disponíveis, não possuindo explicação científica ainda conhecida, dá-se de forma a sugerir uma violação das leis naturais que regem os fenômenos ordinários

Nenhum comentário:

Postar um comentário