Por esta analogia, o Universo são as peças de dominó, e Deus é a mão que inicia o processo que desencadeia o efeito. Porém, as peças não estiveram ali para sempre, alguém teve que estabelecer, criar, os objetos necessários e as condições necessárias. Em outras palavras, Deus criou o Universo com suas propriedades(peças), e suas leis naturais com suas condições(distancia para que as peças caiam), e após estabelece-las desencadeou o processo.
E isso entra em acordo com o pensamento de Santo Agostinho. Alister McGrath em seu livro "Deus e Darwin"(pág. 234) escreve:
Uma da ideias mais importantes desenvolvidas neste comentário(De Agostinho: Genesi ad litteram) é de que a ação instantânea da criação de Deus ex nihilo não deve ser compreendida como limitada ao ato primordial de criação, mas abarca tanto a criação do mundo quanto a direção dos desdobramentos subsequentes e o desenvolvimento de "razões seminais"(rationes seminales ou rationes causales) inerente à ordem criada no ato de criação de Deus.
O argumento essencial de Agostinho é de que Deus criara o mundo, de forma completa com uma série de potências múltiplas latentes, as quais se concretizam no futuro por meio da providência divina. Enquanto alguns poderiam conceber a criação, em termos da inserção por parte de Deus, de novos tipos de plantas e animais já prontos, de uma forma instantânea, no mundo pré-existente, Agostinho rejeita essa ideia como algo inconsistente com o testemunho geral fornecido pelas Escrituras. Na verdade, Deus deve ser concebido como tendo criado, naquele primeiro momento, as potencialidades para todos os tipos de seres vivos que surgiram posteriormente, incluindo a humanidade.
Santo Agostinho ilustra seu pensamento com uma analogia ao desenvolvimento de uma arvore:
Assim, na semente, estava presente, de forma invisível, tudo aquilo que se desenvolveria com o tempo numa árvore. E precisamos ver o mundo da mesma forma, quando Deus fez todas as coisas, como tendo criado todas as coisas nele e com ele. Isso inclui também os seres que a terra produzira potencialmente e de forma causal (potentialiter at que causaliter), antes que eles surgissem com o passar do tempo.
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