segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

MANSIDÃO


Certo dia na aula, minha professora pediu para que fizéssemos um texto escrito em 1°pessoa, nos colocando no lugar de uma pessoa que faz parte de alguma minoria, hoje em dia, as minorias são Feministas e LGBT's, vocês alguma vez já se colocaram no lugar deles para ao menos tentar argumentar contra? pelas redes sociais não vejo debates democráticos dos que se intitulam "cristãos", vejo os piores apologistas dos séculos, não agregando conteúdo e sabedoria, apenas zombações; vejo desrespeito quando pastores pedem boicote em tudo que aparecer um casal gay, sofrendo suas ovelhas de alienação; não vejo compaixão dos que não apenas aceitam os pontos de vista das feministas (moderadas, não confunda com Femista), mas vão além, dizendo que mulher que não se cuida tem que ser sim estuprada, que lugar de mulher é na cozinha... vejo extremistas, a pedido de pena de morte e castração química. 



Carl Sagan tem a seguinte frase: "A primeira virtude do ser humano foi a dúvida, o primeiro pecado foi a fé" na Bíblia já diz que Deus deseja que demos a ele um culto racional. A colocação nesta frase se adequaria melhor como: "Fé cega", e esta é a que vejo nestas pessoas que apenas xingam e boicotam.

Se você não controlar a sua mente, alguém vai.
Fui aprendendo gradualmente através do Apóstolo Paulo, o que realmente é mansidão. Ele nos conta em Gálatas 5:22 quais são os Frutos do Espirito Santo: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, temperança... e entre elas esta a mansidão.

Jesus já convicto de quem era, tinha dito em Mateus 11:29 que Ele era humilde de coração. Devemos então, aprender desta mansidão com Paulo a qual aprendeu com Cristo: “Sede meus imitadores, como eu fui de Cristo.” (1 Corítios 11:1).

Para ilustrar, fica um exemplo de uma comparação feita entre um líder religioso manso e racional e outro exaltado (encontrado aqui):


Há um vídeo(curso) denominado “Como o cristão deve se posicionar quando sua fé esta em xeque"(disponibilizado abaixo). Neste vídeo se discute Atos 17,16-34 que representa o primeiro encontro entre filosofia grega e a fé cristã, Apóstolo Paulo vai a Atenas e encontra uma sociedade pagã, idolatrando diversos deuses, mas ele não desrespeitou, não xingou, não gritou nem boicotou, ele ouviu atentamente os habitantes de Atenas e conversou com eles com serenidade e entendimento, não deixando se levar pela fúria, ele primeiramente procurou entender o ponto de vista deles para depois argumentar(de forma sensata e racional). com isso os principais filósofos da cidade o convidou para o que seria o lugar de maior status em importância dos Atenienses e ouvir o que Paulo tinha a apresenta-los como seu Deus (Atos 17:23).

Ao falar, você apenas repete o que já sabe, mas ao ouvir, talvez possa aprender alguma coisa.(Dalai Lama)

O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento.” (Stephen Hawking)

Debater é essencial, mas creio que existem certas coisas que devemos guardar para si e apenas refletir, se colocar no lugar da pessoa e tentar entende-la. Deixo uma última frase de C. Lispector: A piror cegueira é a dos que não sabem que estão cegos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário