sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

E se, a macroevolução humana não ocorreu?

Sobre a origem da vida no planeta terra se reside o debate entre teístas e ateístas. Sendo que no teísmo cristão existem algumas vertentes, são elas: Criacionismo da Terra Jovem, Criacionismo Progressista e Evolucionismo Teísta. Meus textos deixa evidente que minha posição é a do Evolucionismo Teísta. Mas, e se, a evolução (geral) não for capaz de responder a macroevolução humana*, como ficaria a interpretação das origens biblicamente? Não estou dizendo que é um fato científico a Evolução não ter acontecido, apenas hipotetizando, uma possibilidade futura.

=====================================================================

Nem todos os macroevolucionistas acreditam que o Homo habilis e o Homo erectus foram ancestrais comuns. A citação seguinte é tirada do livro Evolution: challenge of the fossil record, de Duane Gish, cuja leitura recomendamos àqueles que têm interesse em saber mais sobre o assunto. 
"Embora não admita nenhuma dúvida sobre o fato da evolução, Stephen J. Gould, paleontólogo da Universidade de havard, tem a dizer o seguinte a respeito desse estado de coisas: 
"o que foi feito de nossa escada se há três linhagens co-existentes de hominídeos (...) nenhuma nitidamente derivada de outra? Além disso, nenhuma exibe tendência evolutiva alguma durante a permanência na terra: nenhuma fica mais inteligente nem mais ereta à medida que se aproxima dos dias atuais" 
Gish prossegue citando a descoberta de outro macroevolucionista, Louis Leaky, que encontrou certos artefatos que levaram a uma única conclusão: O Homo habilis e o Homo erectus existiram contemporaneamente com o Homo sapiens. Gish diz: 
"Se o Australopthecus, o Homo habilis e o Homo erectus existiram contemporaneamente, como poderia um ter sido ancestral do homem, quando os artefatos do homem são encontrados num nível estratigráfico mais baixo, imediatamente abaixo, e por isso anterior no tempo a esses supostos ancestrais dele? Se os fatos estão corretos como Leaky os relatou, então obviamente nenhuma dessas criaturas pode ter sido ancestral do homem, e isso deixa a árvore ancestral do homem desnuda" 
Consequentemente, bem próximo ao final do estágio seis (6°dia bíblico), uma vez o ecossistema plenamente ajustado com a adição dos mamíferos anteriores ao Homo sapiens, o Criador formou dois seres humanos e soprou vida neles.
Retirado de: http://questoescristas.blogspot.com.br/2011/06/genesis-1-e-criacao-progressiva.html =====================================================================

Porém, antes dos humanos, o universo, e a vida em si contida, foi criada em etapas graduais, seguindo e respeitando as leis da natureza criadas por Deus. Como explicar então o aparecimento abrupto dos Homo sapiens? Dizem que, Deus criou Eva a partir de uma costela de Adão. Portanto, Deus poderia** ter criado Adão a partir de algum hominídeo (Homo habilis, Homo erectus...) analogamente à criação de Eva. (Leia também)

A Evolução Biológica ainda estaria atuando nos animais, e agora, também sobre o homem, o universo teria se desenvolvido a bilhões de anos respeitando as leis físicas, químicas e biológicas (se é que exista alguma), como apontam as evidências científicas atuais.


Isso não é o consenso científico, não é uma teoria científica e não sei se poderia ser um hipótese científica. A diferenciação entre micro e macroevolução não faz sentido! Pois a macroevolução é o acumulo de microevoluções. Vejam apenas como um insight, apenas.


Leitura recomendada:
https://sites.google.com/site/scientiaestpotentiaplus/evolucao-dos-seres-vivos--argumentacao-basica
https://netnature.wordpress.com/category/primatas-e-evolucao-humana/
=====================================================================

Notas

* Somente a incapacidade de provar o processo evolutivo humano, como disse no final, a Evolução Biológica ainda estaria atuando nos demais animais normalmente.

** Não estou dizendo que isso tenha acontecido, diferentemente de Criacionistas da Terra Jovem que impõe e ditam o que Deus deveria ter feito. Em uma publicação de um grupo fechado um colega disse que tinha conversado com um amigo seu sobre Evolução, os problemas apontados por ele através desta conversa são o seguinte:
-Desconhecimento total da teoria: não é só Darwin, ele deus apenas as bases. Se ele não tivesse feito isso, a gente tinha feito outro caminho. Tem muita genética e ciência do que simplesmente o livro dele com descrição...
-Desconhecimento do texto bíblico: isso é a pior parte, pois partir de interpretações de outras pessoas ou até mesmo de uma pouca extrapolação do texto em português, gera isso.
-Achar que Deus tinha que fazer A ao invés de fazer B porque a pessoa quer: Deus tem um caminho. Ponto. A gente pode questionar COMO o caminho é feito etc etc, o MOTIVO do caminho, ai a gente acerta com Deus depois...
-Desconhecimento do desconhecido: tudo o que não é entendido ou estudado, dá medo e rejeição de primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário