sábado, 10 de junho de 2017

MINHAS CONVICÇÕES


TEÍSMO

A palavra "teísmo" é de origem Grega: θεóς [theós], "Deus". Ou seja, é a crença em um, ou mais de um, ser sobrenatural, metafisico... Deus. Já tive uma leve tendencia ao ateísmo, e quem nunca? Mas isso foi a muito tempo. Mas concretamente, acredito em um ser supremo, mais especificadamente o Deus Cristão, e se algum dia se mostrasse errada ou se a Bíblia fosse definitivamente refutada, ainda continuaria acreditando na ideia de um Deus, pois me foi convincente tal ideia com toda a carga intelectual que tomei em minha formação pela apologética(defesa da fé), ou propriamente pela experiência pessoal.

EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Evolução é uma ideia cientifica na área da biologia que concentra algumas teorias descobertas, inicialmente por Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, e aperfeiçoadas por diversos cientistas ao decorrer de novas descobertas, completando até os dias de hoje mais de um século e meio. Dentre algumas teorias estão, a Ancestralidade Comum, Seleção Natural, Especiação, etc.

EVOLUCIONISMO TEÍSTA

É a ideia de que Deus tenha usado leis naturais para formação ultima de seu plano. Mais especificadamente utilizando direta ou indiretamente a Evolução Biológica para/a atuar na formação do mundo. Sendo assim a Teoria da Evolução Biológica de Darwin-Wallace não entra em direta contradição ou oposição à Bíblia. Adão e Eva seriam assim, frutos de nossos ancestrais diretos, símios... A morte e dor sempre existiram, e a idade do planeta terra é a fornecida pela ciência(+/-6 bilhões de anos) e a idade da vida igualmente na escala de bilhões de anos, não entrando em contradição com a bíblia, sendo ela corretamente interpretada.

LIVRE MERCADO

Mais conhecido como Capitalismo, o livre mercado é um modelo econômico em que ocorre a troca voluntaria de mercadorias entre agentes econômicos, contrario à ideia do Socialismo de Karl Marx(que cunhou o termo "Capitalismo"), que necessita da atuação do intervencionismo estatal, ou governamental, para que funcione(ou não).
Obs: Sendo simpatizante do liberalismo econômico, ideologia que defende o livre mercado, me identifico assim contra o nacionalismo, e a qualquer ideia que queira restringir direitos individuais.

MINARQUISMO

É uma ideologia politica alternativa ao Anarquismo. Ao contrario do segundo que requer o fim total do Estado e sua autoridade, o minarquismo, minarquia, ou também conhecido como Estado Mínimo, defende somente a diminuição da atuação governamental, fazendo-o fornecer somente direitos básicos à população, quais direitos e qual o tamanho exato deste Estado é ainda tema de muitos debates, alguns economistas defendem que o Estado deve fornecer somente a segurança, saúde, e a edução. Outros defendem que somente a segurança e justiça podem ser de fornecimento do Estado, e outros defendem que somente a justiça seria necessária já que os demais ditos "direitos" são mercadorias, logo podem ser somente da atribuição do setor privado fornece-los. Eu pessoalmente defenderia o anarco-capitalismo se não tivesse me decepcionado com ele ao perceber que esta ideologia não seria capaz de defender plenamente o meio ambiente, e vejo o Estado como um fator intrinsecamente importante para esta causa, algo que explico melhor neste artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário