segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Devaneios #5: O Mundo Perdido de Adão e Eva


O MUNDO PERDIDO DE ADÃO DE EVA, é um dos livros da série "Ciência e Fé Cristã" da Editora Ultimato com parceria com a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência.



Para facilitar o acesso às ideias propostas no livro, existe um curso, em vídeo, ministrado pelo William Lane Craig, filósofo, teólogo e apologista cristão, em que no primeiro vídeo, segue a mesma linha de raciocínio de John Walton no primeiro capítulo de seu livro. Basicamente, é dito, em ambos materiais, que "ao lermos Gênesis, estamos diante de um documento antigo, e nossa interpretação deva partir das suposições próprias do mundo naquele momento"(p. 15).


Segue um conceito que já vi de um colega: "Deus trabalha de acordo com o contexto da época." e um dos exemplos que é dado neste primeiro capítulo do livro é que "Todos no mundo antigo acreditavam haver águas acima, porque, quando chovia, água descia"(p. 18) por isso de estar contido na bíblia o enigmático "águas acima do firmamento" (Gn 1:6). Com isso, o Criacionismo da Terra Jovem entra em total descrédito, seja cientificamente, quanto teológico-histórico-cultural. 


Considerando outro exemplo, "a ideia de que alguém pensa com suas entranhas é incorporada em expressões e crenças dos comunicadores bíblicos, mas a intenção reveladora não é a de fazer afirmações sobre fisiologia ou anatomia"(p. 19-20)

 Igualmente ao que vi em uma publicação de outro colega: "a Bíblia não nos dá informações, tudo o que nos resta é inventar [possíveis explicações sem embasamento] até onde a imaginação nos levar"


Embora são afirmações que pareçam cientificas o autor de modo algum autores originais tiveram tais intenções: "embora o texto ofereça afirmações teológicas e possa oferecer um relato de eventos históricos, ele não oferece explicação de mecanismos naturais. Deus fez, mas o texto não explica cientificamente como ele os fez" (p. 21) ate porque o autor não tinha conhecimento algum da Ciência moderna, com isso, Gênesis é um relato funcional, não material, discutido no capítulo 3 do livro.

PALESTRA
A Associação Brasileira de Cristãos na Ciência disponibilizou a palestra de John Walton sobre o livro, segue abaixo.


https://youtu.be/Kc2PI6HYk5g

3 comentários:

  1. "Os defensores do design inteligente usam a argumentação de que a banana, um alimento tão perfeito ao consumo humano, não só em conteúdo mas também em sua apresentação, disponibilidade, facilidade de colheita e até na remoção de uma casca, tem de ser fruto de um design inteligente..."

    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu acho que o designer inteligente atrás da banana foi pensando que um dia poderia ocorrer uma geração de sem dentes e sem miolo, ou melhor, só miolo mole.

    ResponderExcluir
  2. "Deus trabalha de acordo com o contexto da época."
    Deve ser por isso que ele andou fazendo um experimento com Hitler e usou 6 milhões de Judeus, foi?

    Deve ser o mesmo princípio da banana, cuja consistência guarda relação direta com miolo mole de quem escreve asnices.

    ResponderExcluir
  3. "Na natureza nada se cria, tudo se transforma" Antoine Lavoisier.
    Quando copiares e colares, faça completo e cite a fonte.

    ResponderExcluir