sábado, 9 de junho de 2018

QUE FILOSOFIA DE VIDA APRENDI PROGRAMANDO

Vida de programador pode ser muito divertida, mas as vezes a coisa é um inferno. Entrei agora, nem estou o mercado (é meu primeiro ano na faculdade em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas), e não poderia dar piteco nenhum quanto a qualidade do código de alguém, mas percebi que programação pode te ensinar muitas coisas práticas, além de um programa, para a vida. Vou contar quatro delas:
1.Caso erro de compilação, não adianta se estressar, sua situação só mudará quando você tiver a paciência de procurar onde deu errado e concertar.
O mundo moderno permitiu que as pessoas transfiram para terceiros a responsabilidade pelos próprios problemas. Se você não resolver, o problema não se resolvera cedo, ou não se resolvera.

2.As coisas mais insignificantes, como um ponto e vírgula, pode fazer toda a diferença no resultado final.
Pequenas atitudes fazem muita diferença num relacionamento, seja namoro, amizade, familiar, etc. A atitude mais insignificante hoje em dia é a empatia, ninguém presta atenção nela, com a internet menos ainda, mas quando alguém a utiliza, é perceptível a diferença.
Mas calma! Não precisa roubar a dor alheia, muito menos banaliza-la.

3.Você não é especial!
Sempre haverá algo a mais a se aprender.
“Todos são especiais”, dizem. Mas isto gera uma contradição: se todos são especiais, ninguém é especial!
“Mas cada um é especial em algo especifico”. Se você nasceu em uma determinado tempo, há pessoas que nasceram antes e que estão estudando antes de você. Você pode ser inteligente, pode ser forte, pode ser bonito(a), etc. mas não é o único, antes de você, houveram outros, e depois de você, haverá mais.
O comediante Emo Philips certa vez disse:
“Eu achava que o cérebro era o órgão mais maravilhoso do meu corpo. Depois, percebi quem estava me dizendo isso”
Você só é mais um.
Dizer “você é especial” é muito fácil, é a lição central de todo charlatão que vende livros motivacionais. Mas aprendi a aproveitar a vida do jeito que ela é, e nós somos: uma merda! Mas tudo bem. Reconhecer que você não é o mais inteligente te motivará a estudar mais, reconhecer que você é falho te motivará a corrigir seus erros e estar em constante evolução.
“A sabedoria é um paradoxo. O homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão de sua ignorância.”  
— Friedrich Nietzshe

4.Mesmo que funcione, não quer dizer
que esteja certo.
Se o objetivo a ser cumprido não foi satisfeito, não esta certo.(Aqui me restrinjo à códigos). Assim como não é certo justificar os meios pelo objetivo (Aqui é uma conduta ética).
“A verdade é a luz da alma; esta luz não conhece declínio. Com efeito, ela irradia-se com força sobre a alma, de maneira que esta não pode nem pensar nem dizer que não é, sem que o homem se contradiga a si mesmo; pois se a verdade não é, é verdadeiro que a verdade não é: logo algo é verdadeiro; e se algo é verdadeiro, é verdadeiro que a verdade é; logo, se a verdade não é, a verdade é.” — São Boaventura
Com esta máxima de S. Boaventura, é logicamente racional defender a frase de Chesterton, acima, que já virou clichê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário