segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Sobre | Feminismo

O Feminismo é algo contraditório, pode ser muito ruim, mas também pode ser muito bom. O problema disso tudo, creio eu, talvez seja pelo fato que se reside em individualidades de cada pessoa. Existem mulheres mais agressivas, com isso deram uma cara mais extremista ao feminismo (o que algumas pessoas chamam de "Femismo") outras são mais delicadas e sabem que todo tipo de excesso é prejudicante. 



Seria eu, um simpatizante deste movimento? Um pouco! Se é o Feminismo que segue uma pauta em especifico com, de certa forma, um acumulativo histórico de ser um movimento contra alguns princípios Cristãos, então não! Assim como foi debatido aqui. Porém, contrario a isso, então sim! Sou um simpatizante daquele Feminismo que não viola os valores objetivos Cristãos. Mas "quando as premissas feministas alinham-se aos valores cristãos? Simples: quando grita pelo fim da violência, quando pede para que as mulheres tenham os mesmos direitos como trabalho, voto e educação, ai sim, é claro, que o cristão deve ser feminista." Neste sentido, até Jesus, seria "o maior feminista que já existiu".

Há no Feminismo uma grande salada de frutas quanto à termos e direitos defendidos. Muito das reivindicações são de pauta humanitária, mas se definiu entre as Feministas que, se você as segue logo você é Feminista! Eu seria contra a violência da mulher antes mesmo do Feminismo, mas eu ser contra o mesmo contemporaneamente, foi definido arbitrariamente como Feminismo. Mas não julgaria isso. Por mim, tanto faz!

No meio Cristão se define o Feminismo como simplesmente como um movimento Esquerdista, é uma filha do Marxismo Cultural... Mas creio que isso só polariza muito as coisas: Ou Esquerda ou Direita, ou Feminista ou Cristã... Se até para posicionamento politico existe algo como Diagrama de Nolan, porque não utilizar o Feminismo como um delimitante para posicionamentos? Existem muitas frases de Feministas que são utilizadas para denegrir o Feminismo, por exemplo:




Porém, a atitude de uma pessoa em especifico não deve julgar o movimento como um todo. O sacerdote Ginés de Sepúlveda, professor do rei espanhol Felipe 2°, defendia que os índios eram macacos espertos que se fingiam de humanos. Não é representatividade que da o veredito de um movimento ser correto ou não. A Inquisição representou mal o Cristianismo, Hitler representou mal a Alemanha...

O Feminismo pode ter seus problemas: Ouve-se constantemente um protesto feminista contra a objetificação das mulheres: seria a exposição das mulheres como seres sensuais, como por exemplo nas propagandas -principalmente de cerveja- onde a mulher aparece quase desprovida de qualquer vestimenta à agrado de desejos masculinos. Mas é importante lembrar que, uma das conquistas feministas contra o conservadorismo antigo da Era Vitoriana, foi justamente o "direito de ser gostosa como conta Eli Viera neste artigo.



Como Luiz Felipe Pondé cita no vídeo acima, Camille Paglia em entrevista para Folha de S. Paulo diz que "o feminismo contemporâneo está fazendo as mulheres retrocederem", porque "a ideologia feminista do presente é doente, indiscriminada e neurótica. E, mais do que tudo, não permite que a mulher seja feliz". Mas o Feminismo também tem os seus benefícios. A própria Camille Paglia é Feminista e o vê como algo necessário. (Veja também)



O texto acima do Hugo foi escrito após a medalhista Olímpica, Rafaela Silva ser utilizada como exemplo mesmo sem consentimento, de que superou as coisas sozinha e sem ajuda do Feminismo.


Apesar de ter pontos negativos, o Feminismo ainda trás diversos benefícios para as mulheres, que culturalmente ficaram mais atrasadas que os homens, e agora querem ter a voz, "as mulheres querem o desejo de poder desejar"(empoderamento) como dito aqui:



Vejamos o outro lado da moeda, o principal alvo do Feminismo: o Machismo. Existem muitos conservadores que adoram se exibir intitulando-se "machista opressor", isto visto aos olhos de um minimo de bom senso chega a ser repugnante. Simplesmente, porque o machismo é associado desde sua conotação a algo extremamente negativo:



Com isso, e com tantos outros comportamentos negativos ocasionado pelo machismo, não vejo nenhum problema me posicionar a favor de um Feminismo apresentado aqui, que não se opõe a valores cristãos. Isso poderia ser chamado de Feminilidade? Pode até ser, e não vejo problema algum com este outro posicionamento, mas se quiser chamar de Feminismo também, tudo bem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário